Já leu?

[Início]

jaleu500x117cor

Bibliografia sugerida:

Tudo Sobre Arte – Os Movimentos E As Obras Mais Importantes De Todos Os Tempos

Autor: Farthing, Stephen; Cork, Richard

Editora: Sextante / Gmt

Categoria: Artes / Historia da Arte

 

A História da Arte – 16ª Ed. 2000

Autor: Gombrich, Ernst Hans

Editora: Ltc

Categoria: Artes / Historia da Arte

 

Percursos em Arteterapia

Autora: Selma Ciornai

Editora: Summus Editorial

 

Psicologia da criatividade

Autor: Todd Lubart

Editora: ARTMED EDITORA

Ano de Edição: 2007

 

Neurociência da Mente e do Comportamento

Autor: Robert Lent

Editora: GUANABARA KOOGAN

Ano de Edição: 2008

Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia

Autor: Angela Philippini

Editora : Wak

 
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2001.
“O tema deste livro é a criatividade. O enfoque, o ser humano criativo”. Fayga Ostrower não encara a criatividade como propriedade exclusiva de alguns raríssimos eleitos, mas como potencial próprio da condição de ser humano. A criatividade não é tratada como objeto isolado, a ser estudado como se fora compartimento estanque. Fugindo a qualquer esquematização e simplificação, a autora a trata enquanto elemento dentro do mais vasto contexto, sem deixar, em nenhum momento do desenvolvimento de sua análise, de situá-la em relação à problemática social, econômica, política e cultural, que, sem dúvida, obstaculiza o livre fluir da criatividade humana. É desse modo que o livro de Fayga Ostrower acaba por se transformar numa denúncia extraordinariamente lúcida de tudo o que no mundo de hoje contribui, não para construir o homem a partir do que ele traz gravado em si de mais irreversível e essencial – a sua, repita-se, liberdade -, mas para, ao contrário, aliená-lo dela.

 

URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia – A transformação pessoal pelas imagens.Rio de Janeiro: Wak, 2004.

A arteterapia, de acordo com os temas abordados neste livro, também pode ser aplicada como princípio técnico no desenvolvimento de cada disciplina, atuando como método auxiliar aos temas geradores, e proporcionando a criação de ambientes propícios à aprendizagem. O livro aborda os seguintes tópicos – Universo da Arte como Abordagem Simbólica; Arte como Método Terapêutico; Arteterapia – Um instrumento de Desenvolvimento Pessoal; O Emprego da Cor em Arteterapia; A Individuação pelas Imagens na Arte Terapia.

Artigos on-line:

VALLADARES, Ana Cláudia Afonso  and  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. A arteterapia no contexto da hospitalização pediátrica: O desenvolvimento da construção com sucata hospitalar. Acta paul. enferm. 2005, vol.18, n.1, p. 64-71. ISSN 0103-2100.

NASCIMENTO, Monalisa Muniz.Arteterapia no novo paradigma de atenção em saúde mental. Psic, 2006, vol.7, n.1, p.101-102. ISSN 1676-7314.

Regras para Elaboração das Atividades Acadêmicas

 Para melhor orientar seus alunos em suas atividades de pesquisa, a AVM Faculdade Integrada vem informar claramente as normas para casos de cópia integral ou parcial de conteúdo sem referência (“plágio”). Tais regras serão adotadas para todas as atividades avaliativas dos cursos de pós-graduação:

  1. AVs (AV1, AV2, AVF, AVR),
  2. Plano de Pesquisa,
  3. Primeira versão do trabalho monográfico, e
  4. Monografia.

Para conhecer as regras, clique no link a seguir: Regras para elaboração das atividades acadêmicas.

%d blogueiros gostam disto: